top of page

Qual é o significado dos Pilares da Jornada da Aprovação?

Antes de começar a interagir com o tema, gostaria de te fazer uma pergunta:


1) Você conhece a rota para ser aprovado(a) em um concurso público?


Se Você não respondeu com clareza a pergunta, então precisa acompanhar este artigo com toda a atenção.


O que vai encontrar neste artigo:


1) Por que seguir os pilares da Jornada da Aprovação?

2) O que é Planejamento de Estudos?

3) O que é Organização de Estudos?

4) Aprendizado Eficiente - Ferramentas

5) Inteligência Emocional


 

1) Por que seguir os pilares da Jornada da Aprovação?


A aprovação em um concurso público requer a configuração de dois aspectos fundamentais – a definição de um objetivo e a fixação da estratégia adotada para atingi-lo.

Os pilares da Jornada da Aprovação estão situados na estratégia, isto é, no caminho que deverá ser percorrido para o alcance do objetivo. Sem uma rota definida, a chance da sua caminhada não alcançar o ponto de chegada com êxito é grande, por isso a necessidade de saber o passo a passo do processo estudantil.


Com o objetivo de tornar mais didático este entendimento, efetuei a divisão da sua trajetória até a aprovação em 04 grandes etapas – intituladas de Pilares da Jornada da Aprovação. São eles: Planejamento de estudos | Organização de estudos | Aprendizado eficiente e Inteligência emocional.


ASSISTA AO VÍDEO Qual é o significado dos 04 Pilares da aprovação?


2) O que é Planejamento de Estudos?


O Planejamento Estudantil se constitui como ferramenta de avaliação do caminho a trilhar, ou seja, de definição dos rumos a seguir durante a jornada de preparação para concursos públicos.


O ato planejar possibilita a definição de aspectos importantes da sua caminhada como fixação de carreira de preparação; disciplinas que serão objeto de avaliação nos concursos; análise de rotina a fim de extrair o tempo disponível para estudo, dentre outros aspectos.


Saliente-se que o Planejamento estudantil caminha lado a lado com a organização dos estudos, pois nesta será efetuada a distribuição das disciplinas e seus respectivos conteúdos conforme peso no concurso; nível de desenvolvimento do(a) candidato(a) na disciplina; natureza do concurso, etc.


3) O que é Organização de Estudos?



No primeiro pilar do processo de preparação (Planejamento), aprendemos a importância de traçar a definição do objetivo, com base na carreira escolhida, bem como das disciplinas que são cruciais ao alcance da aprovação.


Assim, ao sustentarmos o primeiro pilar, faz-se necessário evoluir e proceder ao encaixe de cada disciplina a estudar, bem como dos formatos mais eficientes de estudo - ganha destaque o segundo pilar da jornada de preparação - A Organização dos Estudos.


APROFUNDE OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS PILARES DA APROVAÇÃO

BAIXE GRATUITAMENTE O E-BOOK – JORNADA DA APROVAÇÃO – APRENDA OS 04 PILARES

4) Aprendizado Eficiente


O processo de aprendizagem perpassa pela necessidade de formas eficientes de retenção dos conteúdos. Ao analisarmos, a extensão dos assuntos, observa-se que pela amplitude é necessário o encontro de técnicas que possibilitem o acesso programado aos conteúdos já estudados.


Pensa comigo, imagine que estamos nos últimos 15 dias para a realização da prova e existe a necessidade da revisão da maior quantidade possível dos conteúdos. Como é possível rever todas as aulas e pontos de explanação encontrados ao longo da preparação? Certamente a resposta estará nos resumos.

Quando menciono a palavra “resumo”, não me refiro a cópia simples da aula, mas sim à interpretação dos pontos de abordagem. A criação de um resumo com excelência deve traduzir o entendimento obtido pelo candidato(a) acerca de um assunto abordado por um Especialista, seja através de aulas expositivas (aulas presenciais, aulas online, podcasts), seja através da explanação escrita dos conteúdos (livros e materiais em PDF).

Os resumos têm o papel fundamental de construção de formatos de estudos esquemáticos, o que gera um aspecto mais intuitivo ao aprendizado, o que possibilita a elaboração de revisões programadas e cada vez mais assertivas.


5) Inteligência Emocional


O 4º Pilar da Jornada da Aprovação é a Inteligência Emocional. O entendimento deste aspecto fundamental irá possibilitar o necessário equilíbrio ao alcance de resultados almejados. Desta forma, o entendimento do funcionamento cerebral se consubstancia como fator chave ao desenvolvimento do 4º Pilar.


A expressão “o cérebro é a máquina mais perfeita que existe” possui uma incompletude. Digo isto porque, a máquina cerebral apenas produzirá efeitos para o fim almejado, se for ensinado ao alcance deste objetivo.

Com efeito, a “configuração de fábrica” cerebral está intrinsecamente atrelada à noção de sobrevivência. O cérebro é configurado para a economia de energia, o que pode gerar comportamentos que não são condizentes com os ramos traçados.


Após o entendimento dos aspectos anteriormente citados, faz-se necessário colocar em prática o aprendizado. Desta forma, Você deve ensinar o seu cérebro a aprender, cultivando hábitos que te conduzirão aos objetivos traçados.

Cabe salientar que o hábito principal a ser cultivado pelo estudante é o estudo diário. Desenvolva o hábito de estudar com metas traçadas a partir de uma organização eficiente dos estudos.


Neste sentido criei um podcast com os ensinamentos acerca de como efetuar uma programação cerebral do modo a efetuar a absorção das informações mais relevantes.


Clique para ouvir o Podcast:

https://t.me/alanvinicius/1120


Nos vemos nos próximos artigos.


Grande Abraço,

Prof. Alan Vinícius

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page