Os concursos e as Olimpíadas
top of page

Os concursos e as Olimpíadas

Atualizado: 12 de ago. de 2021

As Olimpíadas terminaram. Quem está focado se preparando para prestar um concurso público, possivelmente não encontrou muito tempo para acompanhar todos os jogos e competições, até porque grande parte dos eventos foram transmitidos na madrugada, em função do fuso horário. Mas, houveram momentos emocionantes, com diversas experiências, diversas conquistas, fracassos e muitos aprendizados… e olha, percebemos que existem muitas semelhanças entre a preparação de um concurseiro e a de um atleta das Olimpíadas!


Mas o que de fato podemos tirar de aprendizado para a jornada de quem estuda para Concursos? Nossos "Atletas Intelectuais!"


Fica comigo aqui que eu te conto tudo!


As lições que se podem aprender com os atletas olímpicos são muito valiosas. Primeiro, é notável que nenhum atleta chega para a Olimpíada sem antes ter passado por bons técnicos e sem ter uma boa equipe por trás orientado-o para alcançar o seu bom desempenho, e isso também é fundamental para o sucesso do concurseiro!


No caso de quem estuda para concurso, o treinador está na forma do professor, do material didático, do bom curso preparatório, das ferramentas e métodos que possibilitem o aumento da sua produtividade estudantil.


"Sucesso é fruto de dedicação, mas também do trabalho em equipe!"


A segunda valiosa lição é que mesmo com pouco tempo de competição, os atletas passam por longos períodos de treinos. O mesmo vale para o concurseiro, principalmente para algumas carreiras em que os Editais demoram anos para serem publicados. Durante esse longo período de espera, é fundamental aproveitar para "treinar" muito! Resolver questões, estudar editais anteriores, conhecer o estilo da banca para estar 100% preparado para a hora da prova.


E então vem a terceira valiosa lição: O resultado é uma questão de tempo! "Mantenha o foco e não desista sob hipótese alguma!"


Tivemos o exemplo da Atleta Katarina Johnson-Thompson que começou como favorita à medalha de ouro na corrida de heptatlo de 200 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, mas sofreu uma lesão no meio da corrida, e isso não a impediu de enxugar as lágrimas e mancar decidida a encerrar a competição. As imagens da atleta alcançando a meta com muita dificuldade para andar são realmente chocantes, mas retrata os ideais, os valores, a paixão e determinação dos atletas de alto rendimento. A chamada "determinação olímpica".


Serve perfeitamente como modelo para os concurseiros, que durante a jornada de preparação eventualmente enfrentam obstáculos que os podem fazer pensar apenas em desistir, mas que mesmo assim devem reestabelecer o seu foco e determinação para alcançar o que tanto sonham!

"Foque na sua medalha!"


É óbvio que nenhum atleta vai à uma competição para perder, e um concurseiro também não se inscreve para prestar um concurso para não passar, não é mesmo?

Qual o objetivo de um atleta que disputa os Jogos Olímpicos? Fácil: conquistar a tão sonhada medalha de Ouro. O lugar mais alto do pódio é o sonho máximo de qualquer esportista. Mas não tiramos o mérito de quem conquista a medalha de prata e de bronze! Estar no pódio já é uma grande conquista. Dessa forma, estude para conquistar a sua aprovação! Não importa se vai se classificar em primeiro, segundo, em vigésimo oitavo, o importante é se classificar, e motivar-se para aumentar o número de acertos no próximos concursos que desejar prestar.


Contudo, fica uma última valiosa lição: a derrota também ensina! Não sinta-se derrotado, pois ela é a oportunidade para analisar e melhorar o seu desempenho, um dos benefícios que a vitória não pode oferecer!


Assim como para os atletas olímpicos, o lema do concurseiro deve ser: Tentativa e erro, tentativa e acerto!


 

Se você chegou até aqui e quer alcançar a aprovação com a mesma determinação de um atleta um atleta que quer alcançar o pódio, tenho um convite:

De 23 a 30 de Agosto teremos o Evento - Olimpíadas da Aprovação - 100% Online | 100% Gratuito - Participe! Assim saberá o passo a passo a seguir para se tornar um Concurseiro de Alta Performance.


Então, clica no link abaixo e se inscreva gratuitamente ⤵️





136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page