Os primeiros passos do concurseiro: O que é Concurso Público?
top of page

Os primeiros passos do concurseiro: O que é Concurso Público?

Por Prof. Alan Vinícius


O Concurso Público se enquadra como um procedimento desenvolvido com o objetivo de selecionar pessoas para o exercício de atividades perante o Estado.


Regras do Concurso Público

O Edital é o documento apto a descrever todas as regras do concurso público. Neste documento são traçados aspectos extremamente relevantes ao candidato, pois define os conteúdos programáticos, a data da prova, a quantidade de questões, a distribuição da pontuação por disciplina, a quantidade de vagas para cada região, o número de etapas do concurso e, seguindo os ditames legais, explicita as atribuições do cargo ou emprego público, bem como os requisitos essenciais para concorrer a uma vaga no serviço público.


Com efeito, o concurso público é um processo de seleção e recrutamento que comporta uma ou mais etapas. Assim, faz-se necessária uma boa preparação a fim de possibilitar um maior êxito em relação aos concorrentes.


Etapas do Concurso Público

A primeira etapa presente em todos os certames (concursos públicos) é a prova objetiva, nesta o candidato será submetido a uma avaliação que pode ser de dois estilos: o primeiro é o estilo múltipla escolha - o candidato deve escolher uma das alternativas para marcação, conforme a solicitação prevista no enunciado da questão; o segundo estilo - conhecido como “Estilo Cespe” - a banca examinadora efetua afirmações e o(a) candidato(a) tem a opção de dois modelos de resposta - Certo (ou Verdadeiro) e Errado (ou Falso), seguindo a análise do previsto em cada questão.


As etapas posteriores podem existir ou não, sendo tal aspecto definido no documento que constam as regras do concurso - o Edital. Assim, as etapas subsequentes são definidas de acordo com a natureza do cargo, podendo existir: provas discursivas, provas de títulos, teste de aptidão física (TAF), exame psicotécnico, investigação social, dentre outras.


Nos concursos públicos atrelados às carreiras administrativas é comum a presença da etapa de provas discursivas. Esta etapa pode ser desenvolvida através de uma redação (em regra, texto dissertativo-argumentativo) ou através de questões atreladas a um tema, ou seja, questões tradicionalmente chamadas de “questões abertas”.


Quando pensamos nos concursos públicos relacionados à área de segurança pública, a etapa marcante é o TAF (teste de aptidão física), momento de avaliação se o(a) candidato(a) dispõe de forma física adequada ao desenvolvimento das atribuições do cargo público.


Como se preparar de forma eficiente?

O concurso público atualmente se destaca pela alta concorrência, pois é uma excelente oportunidade de estabilidade financeira e profissional.


A constatação prevista no parágrafo anterior nos remete a uma conclusão significativa: a preparação para concursos públicos exige um processo direcionado e contínuo, a fim de estar à frente da concorrência.


Desta forma, conhecer o conteúdo programático de forma prévia permite que o(a) candidato(a) se prepare de modo eficiente e direcionado a avaliação.

Neste sentido, o Acerte Concursos preparou para Você um Edital Guia com os assuntos abordados em mais de 90% dos concursos públicos, trata-se do conteúdo programático das disciplinas essenciais:



BAIXAR O EDITAL GUIA DAS DISCIPLINAS ESSENCIAIS:



251 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page