O que uma corrida de maratona pode te ensinar sobre a sua preparação para Concursos


Eu não sei se você sabe, maratona é a corrida mais longa do atletismo.

São 42,195 km de muito esforço, desgaste, dificuldade e resistência. Historicamente é a última e mais emocionante prova dos Jogos Olímpicos.


A Maratona é disputada desde os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, sendo que o percurso a princípio era de 40 km. Segundo a lenda, no ano 490 a.C. Pheidippides correu aproximadamente 40 km fazendo o percurso da Planície de Maratona até Atenas, para dar uma boa notícia.


Os benefícios de correr são bem documentados. Pesquisas afirmam que, entre todas as atividades físicas, correr é a mais saudável. Além da saúde física, correr regularmente traz também benefícios para a saúde mental.


Existem três lições valiosas que se podem aprender com atletas corredores e maratonistas.


1. Saber reconhecer limites pessoais

Saber se controlar é um importante ponto dos maratonistas pois nem sempre é possível concluir uma prova dando o máximo do corpo mesmo que esteja super em forma e acreditando estar preparado para correr. Isso significa que para correr uma maratona também é preciso "correr com inteligência", principalmente se o seu objetivo é terminar a corrida. Contrário do que imaginamos, rapidez não é o essencial para vencer uma maratona, porque no início pode até te dar mais vantagem, mas também poderá te cansar e acabar com suas chances bem perto do final.

Na jornada de preparação para concursos, acontece quase a mesma coisa! A tentativa cega de alcançar rapidamente a aprovação acaba trazendo excessos à sua rotina, e faz com que você cometa sacrifícios desnecessários e pule etapas importantes. A maratona ensina que todo quilômetro percorrido vale a mesma coisa: é preciso se preservar para garantir que você não fique exausto antes de alcançar seu objetivo.


2. Planejamento é fundamental

A maratona já vem com um objetivo: correr 42 km. Mas antes de correr tudo isso, é necessário se preparar com provas mais curtas e focar em alcançar o objetivo final. Se você planeja correr uma maratona sem objetivos claros ou preparação prévia, a corrida provavelmente será muito longa e dolorosa.

Mais uma vez, bem parecido! Quem presta concurso já tem pelo menos um objetivo: ser nomeado para o cargo. Mas antes disso também é preciso uma preparação, é preciso estudar. O treinamento de maratona bem-sucedido requer uma visão clara do que você deseja realizar, e um mindset para mantê-lo motivado, assim como o seu sucesso precisa dos mesmos elementos. Em qual concurso você quer ser aprovado? Para qual cargo você ser nomeado? Com planejamento correto e com motivação, com o seu objetivo em mente (como a linha de chegada ou a aprovação), você se sentirá mais confiante sobre sua capacidade de alcançar o sucesso que deseja.


3. Sucesso é fruto de dedicação, mas também do trabalho em equipe

Eu sei, uma maratona se corre sozinho. Mas todo o processo é coletivo! Começa com quem te motiva a dar o primeiro passo, a correr, e vai até quem trabalha na organização da prova, ou até mesmo os outros participantes, você não estará sozinho enquanto corre.

Pois é, concurseiro! Na sua preparação acontece a mesma coisa! Sim eu também sei que a carreira é apenas sua! O cargo será apenas seu! Mas a ajuda de todas as pessoas à sua volta é extremamente importante. Por exemplo, se você está próximo da realização de uma prova, a orientação para uma revisão eficiente é de extrema importância, assim como o apoio de seus amigos e familiares. Da mesma forma que em uma maratona existem torcedores ao redor da pista, os concurseiros precisam desses “torcedores” em sua jornada.


Mas porque eu estou te contando tudo isso?


Para que saiba que eu sou parte integrante da sua Jornada, concurseiro! 🤝🤩


Chegou a hora de te contar que o Acerte Cursos e Concursos está preparando a Maratona Acerte Ao Vivo: uma semana de muito conteúdo e aprendizado – 100% online e gratuito - para o oportunizar que concurseiros conheçam a sua nova modalidade e ensino e tenham acesso às melhores ferramentas de preparação.


Aulas ao vivo através do aplicativo ZOOM que vão proporcionar uma maior integração entre os Concurseiros com as Disciplinas Essenciais, bem como com a resolução de questões. Tudo isso com a mesma qualidade de ensino do Acerte Presencial!


De 10 a 17 de maio eu estarei te aguardando cruzar a linha de chegada! 💪


Saiba mais no link abaixo e inscreva-se agora mesmo para já começar a aproveitar as ferramentas gratuitas disponíveis.




14 visualizações0 comentário