Concurso Polícia Militar – PM BA: Governo anuncia novo certame
top of page

Concurso Polícia Militar – PM BA: Governo anuncia novo certame

Atualizado: 28 de nov. de 2018


Governador da Bahia anunciou que o próximo certame será realizado em 2019 e terá vagas para a função de soldado, que exige ensino médio completo.

Um dos certames mais aguardados da Bahia, o concurso PM BA 2019 foi anunciado recentemente pelo governador reeleito, Rui Costa. Entretanto, para que o certame seja, de fato, realizado, é necessário a formalização do aval, o que deve ser feito mediante publicação de portaria no Diário Oficial.


Apesar de sinalizar que a seleção será para a carreira de soldado, Costa não deu detalhes sobre o quantitativo de vagas. Além disso, não estabeleceu datas para a publicação da portaria.


Em relação ao concurso para oficiais, o chefe do Executivo declarou que ainda não se reuniu com seus Secretários para tratar do assunto.

Assim que o aval estiver formalizado, outros trâmites, tais como formação da comissão interna e escolha da banca organizadora poderão ser agilizados.


Então, vamos conferir as informações do ultimo concurso da PMBA 2017:

Remuneração PM BA

De acordo com o último edital, nº 01/2017, durante o Curso de Formação de Soldado da PM BA, o aluno-soldado recebe bolsa de estudos no valor de um salário mínimo, que foi igual a R$ 937,00 na seleção mais recente.

Após a conclusão e aprovação no Curso, o Soldado passa a receber remuneração no valor de R$ 2.585,05, valor este composto pelos vencimentos básicos e gratificações. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.


Prova, etapas e conteúdo programático concurso PM

Existem alguns conteúdos que estão sempre presentes nas provas da PM, como Língua Portuguesa, por exemplo. Para aproveitar bem o tempo e começar a estudar antecipadamente para o próximo concurso, os futuros candidatos podem ser basear nas disposições do edital vigente do concurso da PM BA.

O último concurso foi dividido em duas etapas realizadas ao mesmo tempo. Na primeira, os candidatos responderam questões objetivas sobre as seguintes matérias previstas no conteúdo programático contido no edital. Os temas foram divididos em conteúdos gerais e específicos conforme relação abaixo:

  • Língua Portuguesa

  • Matemática/Raciocínio Lógico

  • História do Brasil

  • Geografia do Brasil

  • Atualidades

  • Noções de Direito Constitucional

  • Noções de Direitos Humanos

  • Noções de Direito Administrativo

  • Noções de Direito Penal

  • Noções de Igualdade Racial e de Gênero

  • Noções de Direito Penal Militar

Além das etapas teóricas, os estudantes passaram ainda por exames pré-admissionais: avaliação psicológica, exames médicos e odontológicos e teste de aptidão física. Há também exame de documentação e investigação social.

Somente depois de aprovações em todos os exames e em conformidade com todos os requisitos do edital, os candidatos estão aptos a se matricular no Curso de Formação Profissional.


Banca examinadora concurso PM BA

O último edital da Polícia Militar da Bahia, (SAEB – 01/2017), foi executado pelo IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

O IBFC tem como características marcantes questões situacionais, voltadas a área de atuação da vaga pretendida. Outro ponto a ser levado em consideração é que a banca sempre tenta buscar os pontos mais relevantes do conteúdo programático, uma vez que nem sempre é possível abordar todos os temas. As questões são curtas e diretas, e ao longo da prova é possível se deparar com análise de imagens e textos.

Já o concurso de 2012 (Edital SAEB/1/2012) foi realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), uma das bancas mais antigas do Brasil. Talvez por isso, é uma das mais conservadoras também. Geralmente as questões são mais secas e diretas. Em Língua Portuguesa, por exemplo, as principais cobranças são da área de gramática.


Requisitos concurso PM BA

Além da aprovação em todas as etapas do concurso, conforme o último edital, existem alguns requisitos para se candidatar às vagas da Polícia Militar da Bahia. São eles:

  • Ter o mínimo de 18 e o máximo de 30 anos de idade completos;

  • Possuir o curso de Ensino Médio completo (antigo 2º grau) ou curso técnico equivalente;

  • Possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino;

  • Não ter registro de antecedentes criminais;

  • Apresentar aptidão física e mental, comprovada mediante exame médico-odontológico, testes físicos e exames psicológicos;

  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B.


ENTÃO, TEM INTERESSE EM ESTUDAR PARA ESSE CONCURSO?


1.405 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page